Enviar esta página para:

Visão 360º Planejamento Estratégico PGE

Procuradoria Geral | Bahia Governo - Terra de todos nós

Reunião Plenária PGE

Fazer um diagnóstico estratégico da instituição, avaliando os pontos fortes e fracos com o objetivo de indicar medidas a serem adotadas. Para alcançar a meta, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) realizou, nesta quinta-feira (26), no Hotel Pestana, Rio vermelho, uma plenária para discutir o desenvolvimento do plano de gestão estratégica do órgão. A construção coletiva, como enfatiza a PGE, depende da colaboração de servidores, procuradores, gestores da administração pública e representantes da sociedade civil para obter êxito.

Esse primeiro encontro promoveu o lançamento do planejamento estratégico que, sob a coordenação do Núcleo de Modernização da Gestão (Nemae), norteará as atividades da PGE nos próximos dez anos. O plano faz parte do Programa de Modernização da Procuradoria iniciado, com a edição da lei complementar nº 34/09, e sequenciado pelo Projeto Básico de Modernização da Gestão.

Segundo o procurador-geral do Estado, Rui Moraes, o processo de modernização acontece desde 2007, possibilitando atuação mais eficiente do órgão. "É importante receber a contribuição dos integrantes do órgão, da administração estadual e também da população. A finalidade é estabelecer um canal aberto, seja via plenária ou pelo nosso site".

Para o secretário estadual da Administração, Manoel Vitório, as plenárias dão início à construção de um novo modelo de Procuradoria, além de integrar um ciclo que busca maior eficiência do serviço público. "Há um movimento por parte das unidades administrativas fruto desta gestão. A necessidade de mudança, de fazer mais pela população baiana estimula o planejamento. A realização do PPA Participativo está inserida na lógica de um novo momento que o estado está vivendo".

Eficiência na implantação

Os monitores da Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, empresa contratada pela PGE para elaborar o projeto, darão início ao treinamento com o Pumaweb, software a ser utilizado por todo o processo. Durante a implementação, serão realizadas mais duas plenárias, também em tempo integral.

De acordo com o representante da Coordenação de Gestão Estratégica, Célio de Alcântara, o planejamento é um processo de autoconhecimento e reconhecimento do ambiente onde a organização atua. Segundo ele, os benefícios são aquisição de um elenco de projetos definidos para serem implementados a fim de realizar o processo de modernização e melhoria. "Esse trabalho é o apoio que o Estado tem para a legalidade das ações, e também o aumento da eficiência".

PGE-BA - Procuradoria Geral do Estado da Bahia. 3a. Avenida, 310, Centro Administrativo da Bahia CEP: 41.745-005, Salvador - Ba - Brasil.